Em Literatura Papo de Livro

Ressaca Literária: o que é e como lidar com ela?

Você já ouviu falar em ressaca literária? Mesmo que não saiba o que é, já deve ter passado por ela. E não, não tem nada a ver com beber demais. Resolvi falar sobre esse assunto, porque já passei por isso algumas vezes e queria passar algumas dicas para vocês, além de esclarecer que passar por esse processo é completamente normal. E não, você não é um leitor ruim se tiver diversas ressacas em um mês ou ano. Apenas significa que foram feitas algumas leituras muito marcantes, ruins ou que você está cansada demais. Vamos esclarecer o que é ressaca literária e como lidar com ela.

O que é ressaca literária? 

o que e ressaca literaria
Ressaca Literária: e agora? 
A ressaca literária acontece quando um leitor ou leitora tem vontade de começar um novo livro, mas não consegue se concentrar o suficiente na história, se distrai muito fácil e em algum momento, justamente por isso estar acontecendo, sente vontade de largar a narrativa. Podem ocorrer diversas tentativas de ler de livros diferentes, mas mesmo assim a sensação não passa. Você já esteve dentro desse cenário? 

Essa situação pode acontecer por alguns motivos específicos. O primeiro, muito parecido com a ressaca relacionada ao consumo de bebida alcoólica, é literalmente consumir muito conteúdo literário, ler muitos livros seguidamente ou ao mesmo tempo e cansar a cabeça a ponto de ela recusar a prática. É como se ela estivesse saturada de receber e processar todas as histórias e pensamentos que você tem enquanto lê e pedisse um tempo. 

Outro motivo que pode causar a ressaca literária é ler um livro muito bom e não conseguir superá-lo a ponto de não se conectar com uma nova história. Pode ser porque você gostou muito dos personagens, não quer largá-los e sente muitas saudades; porque se identificou muito com a história e se viu representada ali; porque teve diversas sensações ao ler a mesma obra (rir, gargalhar, chorar, ficar agitada e em expectativa por conta do final do livro), etc.

Por fim, essa ressaca pode acontecer se você leu um livro que considerou ruim. Às vezes, é porque você criou muitas expectativas sobre a história e acabou se decepcionando; porque o livro é mal escrito e tem muitos erros de ortografia; porque não se identificou com os personagens e não se conectou com a história.

Como lidar com a ressaca literária e sair dela?

A boa notícia é que existem maneiras de sair da ressaca literária e se sentir mais produtivo quanto a qualidade das suas leituras, mesmo que isso demore um pouco. Abaixo, deixo algumas recomendações que eu mesma faço quando isso acontece comigo; pode ser que funcione com você ou não. Acho importante ressaltar que não há nenhum tipo de cobrança do tipo "meu deus, preciso sair dessa ressaca logo para voltar a ler". Não costumo me forçar nesse sentido, são ações já automáticas para mim que me ajudam a me conectar novamente com a literatura. 

1 - Dê um tempo à leitura 

Uma das ações que me ajudam a lidar com a ressaca literária é curti-la um pouquinho até que ela vá embora. Isso significa parar te tentar ler um novo livro e simplesmente ficar algum tempo sem ler. Aproveito para não fazer nada, estudar, ver algum filme que há algum tempo queria e até testar uma receita nova, principalmente doce ou de chocolate. Depois de alguns dias ou semanas, quando me sinto preparada para olhar para a minha estante novamente, procuro um livro.

2 - Tente ler uma HQ

Ler histórias em quadrinhos me faz sentir mais produtiva quanto ao meu ritmo de leitura, pois são obras que, além de texto, contam com imagens, o que geralmente faz com que a gente vire as páginas mais rápido, absorvendo a história da mesma maneira. Outra característica que torna a leitura das HQs mais dinâmica é que algumas praticamente só têm diálogos o não contam com narração, que acabam diminuindo o fluxo da história. 

3 - Pegue um livro do seu gênero ou autor(a) favorito 

Você gosta de ler romances, ficção, biografia, auto-ajuda? Então experimente pegar um livro do seu gênero ou autor(a) favorito, pois a chance de você se conectar com a história e não se frustrar nesses casos é maior. Principalmente se você for escolher a obra pelo autor, tenha em mente que você já deve conhecer alguns dos pontos de vista defendidos por ele, como é a dinâmica de escrita dele e que tipo de personagens ele utiliza ou gosta de colocar em suas narrativas, sejam eles personagens tímidos, empoderados, descolados, etc. Assim, fica mais fácil de se identificar com a obra. 

4 - Assista a vídeos dos seus produtores de conteúdo favoritos

Algo que me ajuda muito a ficar inspirada novamente dentro do meio literário é assistir a vídeos dos meus produtores de conteúdo favoritos da internet, mesmo que eles não falem sobre livros. Isso porque me sinto animada novamente vendo que eles continuam fazendo as atividades que gostam, seja ler, fazer uma receita, discutir um assunto importante... E aí tenho vontade de fazer o que eu gosto também. 

Vocês já sabiam o que é ressaca literária? Deixem as dicas de vocês sobre como lidar com isso nos comentários! Alguma dica que eu falei também ajuda vocês? 


Postagens Relacionadas

4 comentários:

  1. Olá, tudo bem?

    Sou um dos criadores do Protótipo Literário e nos últimos dias procurei por blogs literários criando a lista disponível em https://www.prototipoliterario.com/2020/04/lista-blogs-literarios-ativos.html

    A lista tem como objetivo promover o contato e a parceria entre os blogs, deixando desde já o nosso interesse em realizar uma parceria, seja através de guest posts ou através de compartilhamento mútuo no Twitter.

    https://www.prototipoliterario.com
    https://twitter.com/prototipoliter

    Continuarei acompanhando os textos e o trabalho do seu blog.

    Carinhosamente
    Protótipo Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos, tudo bem?
      Enviei um e-mail para o Protótipo sobre isso! Já segui vocês também :)
      Obrigada,
      Luiza

      Excluir
  2. Oi Luiza!
    Gostei das dicas pra lidar com a ressaca, eu sempre tento dar uma respirada, parar um pouco pra depois retomar. Algo que sempre funciona é ler um romance clichê, aqueles romances de época fofos. haha
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Kamila, bem lembrado! Uma vez eu estava de ressaca literária e comecei a reler várias partes de Os Segredos de Colin Bridgerton (um romance de época) e quando vi, já estava totalmente entretida na história!
      Beijos.

      Excluir

@bloglivriajando