Em Outros

Naked Pandoro: alteramos a receita natalina da Bauducco e deu certo

Pandoro

Neste Natal e fim de ano, até agora fiz três receitas: um pavê de nozes diet, um estrogonofe de chocolate também diet e o Naked Pandoro, assunto do artigo de hoje. Resolvi escrever especificamente sobre ele, porque alteramos a receita natalina original da Bauducco que vem como sugestão dentro da embalagem. Do jeito que fizemos, achamos que ficou menos doce e enjoativo. Resumidamente, fizemos metade da receita do creme de recheio e adicionamos mais cream cheese do que o recomendado, além de termos utilizado tipos de frutas diferentes. Vamos compará-las:

Naked Pandoro: a receita natalina original da Bauducco


Antes de observarmos os ingredientes e o modo de fazer, é interessante saber o que é um Pandoro. Ele nada mais é do que um tipo de panetone, como se fosse um bolo, vendido pela marca, que não acompanha uvas passas, frutas cristalizadas, secas ou qualquer tipo de recheio. Você pode comer somente o Pandoro (que tem gosto de panetone) ou então criar receitas, como o Naked. 

Ele é tradicionalmente um bolo italiano e macio (e é macio mesmo) em formato estrelado para você cortar fatias horizontais. Se desejar, você pode polvilhar açúcar de confeiteiro por cima, cujo pacote já vem com o panetone. Mas, vamos as informações sobre o Naked Pandoro:

Ingredientes: 

1 Pandoro Bauducco
2 latas de leite condensado
2 colheres (sopa) de manteiga 
1 colher (sobremesa) de essência de baunilha 
2 potes (150 gramas) de cream cheese 
Frutas frescas de sua preferência (morangos, pêras, maçãs, mirtilos, framboesas, pêssegos e uvas)
1 sachê de açúcar de confeiteiro 

Modo de fazer: 

1) Em uma panela, coloque o leite condensado e a manteiga e leve ao fogo, mexendo até obter o ponto de brigadeiro (desgrudar do fundo e das laterais da panela); acrescente a essência de baunilha e o cream cheese ao brigadeiro e misture até obter um creme homogêneo. 

2) Corte fatias horizontais (estrelas) de Pandoro (aproximadamente seis fatias) e reserve. Monte o Naked Pandoro: coloque a maior fatia do Pandoro (base) em um prato para bolo (de aproximadamente 40 centímetros de diâmetro), por cima, espalhe uma generosa camada de creme e, sobre ele, distribua algumas frutas picadas; posicione a próxima camada do Pandoro de maneira "desencontrada" com a primeira (as pontas das estrelas devem se desencontrar). Siga intercalando camadas de Pandoro, creme e fruta, até chegar ao topo. 

3) Decore o Naked Pandoro com as frutas de sua preferência inteiras (morangos, frutas vermelhas) ou cortadas em fatias uniformes (pêssegos, maçãs); polvilhe o açúcar de confeiteiro e leve para gelar. Sirva. 

Naked Pandoro
Essa foi a estrela que usamos de base; primeiro recheio com morangos | Foto Luiza Lamas


O que mudamos na receita de Naked Pandoro da Bauducco 


Ao observar a quantidade de ingredientes, achamos que seria muito creme para poucas fatias, por isso, a primeira alteração foi fazer metade da receita, mesmo utilizando um Pandoro inteiro. Então, ao invés de duas latas de leite condensado, utilizamos uma, ao invés de duas colheres de manteiga, colocamos uma e assim por diante. 

Quanto ao modo de fazer, obedecemos fielmente. É legal dizer que a essência de baunilha e o cream cheese devem ser acrescentados com o creme de brigadeiro fora do fogo. Escolhemos rechear com pedaços picados de morango e decorar com morangos pela metade e uvas roxas (uma caixa de morangos e um cacho de uva foi suficiente). Também não polvilhamos o açúcar de confeiteiro ao final, para não ficar muito doce. 

Porém, antes de rechear, provamos o creme e percebemos que o leite condensado se sobressaía muito em relação ao cream cheese. Então, além das 150 gramas da meia receita, adicionamos ainda outras três colheres de sopa do ingrediente. E aí ficou bom. O morango também ajuda a quebrar o doce de uma forma interessante e comer o Naked Pandoro gelado deixa tudo melhor ainda. Ele deve ter ficado na geladeira umas 4 horas antes de comermos pela primeira vez. 

Na decoração, na parte de cima, além de pedaços de morango junto ao creme, colocamos alguns pedaços de barrinhas de cereal em volta, como uma cerca. Ao longo do artigo e agora, vocês podem conferir algumas fotos do resultado final e do processo de preparo do Naked Pandoro. 

Naked Pandoro
Nesta foto, dá para reparar um pouco na decoração e no recheio | Foto: Sonia da Silva

O que acharam? Vocês gostam de preparar receitas de Natal nesta época do ano? Na verdade, esse foi o primeiro ano em que me empenhei bastante nisso e achei o resultado maravilhoso, tanto no sabor quanto na experiência! A sensação de preparar, mexer os ingredientes e decorar é muito gostosa! 

Postagens Relacionadas

0 comentários:

Postar um comentário

@bloglivriajando