Em Receitas

Receita de Torta de Maracujá com Negresco | aprenda como fazer

Quem gosta do sabor equilibrado de uma fruta que é naturalmente azedinha com a doçura das bolachas (biscoitos?) recheadas, vai curtir essa receita de torta de maracujá com Negresco. Esse prato foi um desafio para mim, porque apesar de ficar animada com a preparação de doces, eu nunca tinha feito algo parecido (estou mais acostumada com bolos comuns e pavês, além de estrogonofe de chocolate), mas acabei gostando muito do resultado e quis compartilhar aqui. 

Leia também: 

Receita de Torta de Maracujá com Negresco 

Montar esse doce foi em alguns momentos estressante, mas delicioso ao mesmo tempo (e não só pela receita, risos), porque, pela falta de experiência, acabei percebendo necessidades simples e básicas de principiante. Compartilho algumas dicas que aprendi aqui e espero que elas sejam úteis para você também: 

- Essa eu já sabia antes de fazer a receita, mas você precisará de uma forma de fundo falso para a torta de maracujá; para esses ingredientes, utilizei uma de 25cm; e sim, ela vai se soltar do doce quando for a hora; 
- Triturar a bolacha para a massa com um mixer deve ser muito mais rápido e fácil; não testei no liquidificador, porque ela não era totalmente seca (por conta do recheio) e tive que utilizar um martelo, o que levou muito, muito tempo; 
- Esse é um carinho, mas invista em uma espátula para bolo para conseguir retirar a fatia da forma com mais tranquilidade, ainda mais se você gostar do formato triangular. 

Mas, vamos ao que interessa mais: 

Ingredientes:

1 caixa de leite condensado
2 caixas de creme de leite
Suco concentrado (sem adicionar água) de dois ou três maracujás (+/- 200ml)
1 saquinho de gelatina incolor (sem sabor) 
2 pacotes de bolacha da sua preferência (utilizamos Negresco) 
2 a 3 colheres de margarina 

Modo de fazer - massa: 

1) A primeira etapa da receita é fazer a massa. Você vai precisar triturar os dois pacotes de bolacha o máximo possível, até que o conteúdo vire praticamente uma farinha. Como utilizamos Negresco, trituramos os pacotes com recheio e tudo, pois a gordura deles (e haja gordura) ajuda a "dar a liga" nas bolachas. 

2) Quando tiver triturado tudo, acrescente de duas a três colheres de margarina (acho que pode utilizar manteiga também, mas não tenho esse costume) e faça uma massa utilizando as mãos. Na minha torta, inicialmente, coloquei duas colheres, mas achei que não estava bom o suficiente; depois, acrescentei mais uma, mas então achei que tinha sido demais, risos; minha dica aqui é sentir a sua intuição. O bom é que, mesmo com três colheres, a massa ficou ótima e sem gosto de margarina/gordura. 

3) Com a massa pronta, molde-a na forma de fundo falso, preenchendo não só a base, mas também as ranhuras das laterais; depois, cubra com papel alumínio ou filme e coloque-a na geladeira ou congelador; é bom que ela assente um pouco enquanto você prepara o recheio.

Modo de fazer - recheio:

1) O recheio é bem rápido de fazer: coloque o leite condensado, o creme de leite, o suco concentrado de maracujá (coado) no liquidificador é bata tudo. Pode provar, assim você vai sentir o sabor que comentei no início da postagem. Depois, deixe um pouco essa mistura de lado.
 
2) Pegue o pacote de gelatina sem sabor e misture com cinco colheres de sopa de água fria em um copo ou onde preferir. Obs.: preciso dizer que quando fiz isso, ficaram algumas partes do pó de gelatina sem misturar; como nunca tinha utilizado esse ingrediente, eu simplesmente tirei essas partes do copo. Com o tempo, a mistura ficará como uma gelatina de verdade, então são se esqueça de tirar a colher do copo para ela não ficar presa. Mas, se você não quiser esperar até esse momento não tem problema, pois eu não esperei e o recheio ficou consistente do mesmo jeito.
 
Quando virar gelatina, pegue o copo e coloque-o durante dez segundos no micro-ondas, pois assim a mistura ficará líquida novamente. Acrescente-a no recheio pronto do liquidificador e bata mais um pouco. 

3) Despeje o recheio pronto, já com a gelatina, em cima da massa de bolacha que estava na geladeira. Pode encher bastante, pois ela não crescerá em nada. Provavelmente sobrará um pouco do conteúdo (aqui sobrou), mas você pode colocá-lo em um outro refratário de vidro, mesmo que ele não esteja forrado com bolacha. 

4) Você pode utilizar um pouco das sementes do suco de maracujá coado para decorar. Para não desperdiçar o resto delas, recomendo batê-las no liquidificador com um pouco de água e fazer um suco. Para não ficar resíduos de sementes, é só coá-lo. 

4) Depois de preenchida a forma, cubra com papel alumínio ou filme e deixe no congelador por pelo menos quatro horas. Se você deixar mais (como eu deixei), provavelmente será mais difícil retirar o papel alumínio, então coloque na geladeira até a torta de maracujá perder um pouco do gelo. 

5) Sirva a torta de maracujá com Negresco e aproveite! Olha como ela fica depois de pronta: 

torta-de-maracuja-com-negresco
Torta de Maracujá com Negresco | Foto: Luiza Lamas

Postagens Relacionadas

0 comentários:

Postar um comentário

@bloglivriajando