Em Receitas

Receita de Cheesecake de Morango | veja como fazer


E hoje vamos de cheesecake de morango, um prato que eu nunca tinha feito e, pasmem, nem comido. Juro! Essa foi uma daquelas receitas que eu vi aleatoriamente na tampa do pote de um dos ingredientes e falei: vou fazer. O resultado final ficou muito, muito bom, mas alguns detalhes poderiam ter ficado melhores. Acompanhe a minha trajetória com esse doce e veja como fazer essa receita de cheesecake de morango

Leia também: 

Receita de Cheesecake de Morango 

Essa receita de Cheesecake de Morango eu tirei da tampa de um pote de Philadelphia, uma marca de creamcheese. Mantive-a quase como a original, mas ocorreram algumas mudanças com relação ao tempo de forno em banho-maria e também a cobertura. 

Idealmente, você deve prepará-la em uma forma redonda de fundo removível (aquela que possui alavancas nas laterais) para que fique mais simples desenformar o cheesecake, mas se você não tiver esse modelo de molde, não tem problema nenhum (eu mesma não tinha), só dará mais trabalho na hora de finalizar o prato. 

Além disso, você precisará essencialmente de uma batedeira (esse é um item obrigatório) e de um liquidificador ou processador para fazer uma farinha de bolacha, que será a massa da torta (esse é um passo que dá para fazer à mão, mas creio que leva muito tempo e esforço e tira um pouco do prazer de preparar a receita). 

Agora, acompanhe o passo a passo do preparo: 

Ingredientes: 

2 pacotes de bolacha do tipo maizena (ou a da sua preferência)
2 colheres de sopa (60g) de margarina 
600g de creamcheese (usamos o Philadelphia, mas você pode escolher outra marca)
1 xicara de açúcar refinado (180g)
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de essência de baunilha 
3 ovos 
300g de geleia pronta do seu sabor preferido (utilizamos morango, mas pode ser frutas vermelhas, damasco, goiaba, uva etc)

Modo de fazer - massa: 

1) A massa do cheesecake de morango é feita com dois passos muito simples: você precisará triturar a bolacha no liquidificador ou mini processador (recomendo colocar poucas quantidades por vez, para triturar bem) e depois peneirar a farinha que se formar em um refratário (beleza, talvez não precise peneirar, mas eu preferi fazer isso para que ficasse mais fácil moldar a massa). 

2) Quando tiver triturado e peneirado tudo, a recomendação é derreter a margarina para formar a massa com a bolacha, mas eu me esqueci desse passo na hora do preparo (risos). O que fiz foi colocar a manteiga fria junto com a bolacha e, quando percebi o erro, coloquei o refratário por alguns segundos no micro-ondas para que ela derretesse. No fim, deu certo, mas eu recomendo que você faça o passo a passo certinho para não passar por essa emoção. 

3) Depois, é só moldar a massa no fundo da assadeira que você escolheu para fazer o cheesecake de morango. Não precisa moldar as bordas e será normal a camada de bolacha ficar bem grossa (como, inclusive, dá para perceber na foto). 

Modo de fazer - cheesecake:

1) O cheesecake (a camada branca do doce) é a parte mais complicada da receita, mas é muito interessante ver os ingredientes se transformando na batedeira, risos. Para começar, você vai precisar bater os 600 gramas do creamcheese na batedeira, sozinho, até ele ficar mais mole e "amaciar bem". Pode bater na velocidade máxima, pois você vai perceber que com o passar dos minutos ele vai ficar mais próximo de um chantilly mal batido do que de algo que se passa no pão. 

2) Depois de alcançado o ponto do creamcheese, adicione aos poucos o açúcar, a farinha e a baunilha e vá batendo em velocidade baixa (eu utilizei a velocidade 1 da minha). Por último, adicione os ovos, um a um e misture com a batedeira mesmo até ficar homogêneo com o restante dos ingredientes, mas não bata muitas vezes! 

3) Despeje o creme pronto na forma com a bolacha moldada e asse em banho-maria. E aqui está uma das mudanças que comentei no início: a receita indica que o cheesecake de morango deve ficar 1h no forno em 180ºC, mas aqui esse tempo não deu nem para o cheiro. Passada a 1ª hora, nós aumentamos o fogo e deixamos por pelo menos mais uns 20 minutos, até chegar no ponto desejado indicado na receita: o creme ficar firme na superfície e levemente cremoso internamente. Então, recomendamos seguir esse ponto de massa, não o tempo de cozimento indicado. 

4) Quando o cheesecake tiver saído do forno, deixe-o esfriar um pouco e depois leve para a geladeira por pelo menos 6 horas. Nós o deixamos passando a noite lá e ficou simplesmente perfeito. Até agora, você não tem que se preocupar com a cobertura. 

Modo de fazer - calda de morango para cheesecake: 

A calda de morango (ou da fruta que você preferir) é bem simples de fazer: despeje a geleia pronta em uma panela ou caneco para ir ao fogo e acrescente meio copo de água. Espere ferver, pois assim ela perderá o aspecto de geleia e se transformará realmente em uma calda. Depois, vá mexendo até esfriar um pouco. Fim. 

Como montar o Cheesecake de Morango Philadelphia 

Com todas as camadas prontas, está na hora de desenformar e colocar a calda de morango por cima. Se você tiver uma forma com fundo removível, será bem simples. Se não tiver, a dica é passar bem a faca pelas laterais da forma, até atingir o fundo dela, para que o cheesecake se solte bem. Depois, desenforme em um prato (assim, a parte da bolacha ficará para cima, o que não é o ideal). Então, cubra a parte da bolacha com outro prato e vire novamente, para que a camada branca do cheesecake fique por cima. Prontinho, agora é só jogar a calda de morango por cima e aproveitar. 

Pedaço do Cheesecake de Morango | Foto: Luiza Lamas

Como turbinar o seu cheesecake

Resolvi fazer esse tópico, porque em minha primeira vez experimentando cheesecake, achei que, apesar da camada branca ter ficado com um gosto perfeito (não, não fica com gosto de queijo), a calda de morango com geleia não ornou muito, talvez porque eu não goste muito de geleia, risos. Então, recomendo talvez substituí-la por uma ganache do chocolate ou até mesmo um vidro de Nutella, risos. 

Agora é a sua vez... 

Não deixe de me contar aqui nos comentários se você já fez ou pretende fazer esse cheesecake! Qual cobertura costuma utilizar por cima? E gostou dos meus resultados? Comente aqui embaixo quais receitas você quer ver por aqui! 

Postagens Relacionadas

0 comentários:

Postar um comentário

@bloglivriajando